CLIENT ACCESS
usuário
 
senha
BUSCA
RECEBA NOTÍCIAS
O que é fundição?
 
Processo de Fundição é o processo de fabricação, contido de diversas atividades e etapas técnicas, que visa fabricar peças metálicas, no qual um metal (ou liga metálica) inicialmente no estado físico sólido é fundido e passa para o estado físico líquido, no intuito de ser preparado para preencher corretamente a cavidade de um molde, com o formato e medidas exatas da peça a ser produzida, visando solidificar corretamente este metal, neste molde e reproduzir a peça desejada.
 
O metal líquido pode ser puro ou misturado com outros elementos (formando assim as ligas metálicas). São infinitas as possibilidades de fabricação de peças no uso deste processo. Os mais simples formatos que se pode fabricar com o processo de fundição são:
  • Lingotes, com um formato muito singular (semelhante a barra de chocolate), são a matéria-prima de muitos processos posteriores ao processo de fundição, Injeção de Metais, Refusão de Metais, Fundição em Areia, são alguns exemplos. Podem ter diversos tamanhos e cada tamanho possui um peso determinado, que podendo variar de poucos quilos (5Kg), até toneladas.

Lingotes

Tarugos, apresentam um formato cilíndrico, com vários diâmetros (por exemplo, 2, 3, 4, 6 ou mais polegadas) e diversos comprimentos, (por exemplo 500 mm, 1000 mm, 3000 mm, 6000 mm, ou mais). São a matéria-prima base do processo de extrusão, por exemplo, mas também pode ser usinado ou utilizado em outros processos de fabricação. Comumente também é chamado de Billet..

Tarugos

Placas, apresentam formato retangular e são utilizadas nos processos de laminação de chapas e folhas, por exemplo.

Placas

Além destes formatos básicos, o processo proporciona a confecção de peças com elevada complexidade, que apresentam furos cilíndricos, furos cônicos, furos retangulares, paredes grossas e delgadas ao mesmo tempo, com outras peças insertadas, com partes diferentes, com partes ocas ou vazios internos, ou seja, enorme variedade de opções e possibilidades e para as mais variadas aplicações.
 
Fundição
Um processo produtivo: Milenar, 
Bonito, 
Complexo, 
Dinâmico, 
de Baixo Custo, 
Rápido, 
e, pricipalmente, muito técnico.
 
A fundição pode até parecer inicialmente um processo simples, sem grandes atrativos ou coisa que qualquer um sabe fazer. Isto é um ledo e terrível engano. Trata-se de um processo apurado cheio de detalhes técnicos, que envolve engenharia apurada e química avançada, onde o menor descuido pode condenar um lote inteiro de produção. No meio dos profissionais da área, pessoas que confundem fundir comderreter, são consideradas simplórios Derretedores, pois o profissional que domina a técnica de fundição é conhecido como Fundidor.
 
Principais Processos Produtivos de Fundição
Muitos processos produtivos de fundição são utilizados atualmente para a manufatura de metais, eles vão desde processos milenarmente conhecidos a técnicas produtivas modernas e muito apuradas, conheça algumas delas:
Fundição em Areia (processo mais conhecido), 
Fundição em Moldes Permanentes (Coquilhas), 
Fundição Sob-Pressão (injeção de metais - die casting), 
Fundição por Centrifugação (Tubos Fundidos) 
Fundição de Precisão (Microfusão, Cera Perdida ou Investment Casting), 
Fundição por Moldagem (em Gesso, Silicone, ou outro), 
Fundição em Casca (Shell Molding), 
dentre outros.
Fatores determinantes para a escolha do processo
Basicamente o que determina o melhor processo a ser adotado para confecção ou desenvolvimento de uma determinada peça, são os seguintes fatores:
peso da peça
metal base envolvido (por exemplo, se ferrosos ou não-ferrosos), 
liga de determinado metal,
características metal-mecânicas exigidas,
acabamento superficial desejado
espessuras mínimas e máximas de cada parte ou parede da peça, 
tolerâncias dimensionais exigidas, 
ângulos desejados, 
matrizesferramentasmoldes e/ou modelos necessários, 
tamanho da peça 
formato geral da peça.
quantidade de peças que serão produzidas,
capacidade de repetibilidade das peças,
custos operacionais envolvidos no processo escolhido.
dentre outros fatores complementares

 

Fonte: www.metalmundi.com
 
Copyright © CarneiroCarbon. Todos os direitos reservados